Como lidar com pessoas difíceis

Publicado em March 28, 2011 :: Autor: Rita Dominguez

O sucesso de uma empresa depende, na sua base, da equipa que a compõe. Cooperação, união e trabalho de equipa são indispensáveis. Contudo, as coisas podem não ser assim tão fáceis. Porque não somos todos iguais, o que acontece muitas vezes é haver dentro de um grupo personalidades que choquem e entrem em conflito. Os confrontos são sempre improdutivos, fazem perder tempo, criam mau ambiente e baixam o moral. Saiba como adquirir uma das mais difíceis competências de liderança: lidar com pessoas difíceis.

Antes de mais, é importante manter sempre a calma e analisar a causa do conflito. Muitas vezes não compreendemos que a pessoa se tornou “difícil” quando atingiu o seu limite, quer em termos de habilidade ou capacidade de esforço físico, causando-lhe frustração. Existe também a possibilidade de estarem a perder a motivação. Não é só o excesso de trabalho que nos deixa aborrecidas, a falta dele consegue desanimar-nos muito mais. Pense o que pode fazer para ajudar as pessoas que se tornaram complicadas de lidar.

Se conduz a equipa, pode ser mesmo você a causa da insatisfação dessa(s) pessoa(s). A tensão poderá ter causas tão amplas como o simples facto das diferenças individuais na aparência, ou no estilo, entre vocês. Avalie se as suas direcções são claras. Muitas vezes, o que faz sentido para nós, é difícil de compreender pelo outro. Na sua introspecção pode mesmo perguntar a outros membros da equipa se tem sido acessível, e examine se sobrecarregou o outro de trabalho. As pessoas tendem a não admitir quando estão sobrecarregadas por medo de repreensão.

Reflicta ainda se injusta com alguém. Ás vezes, um elogio pouco merecido magoa tanto quanto um insulto. Encontre ainda o que motiva cada membro da sua equipa e arranje algum tempo livre para essa pessoa “difícil”. Pode haver algum problema pessoal escondido. Seja humana e ouça o que tem para dizer.

Your ads will be inserted here by

Easy AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Agora que identificou o problema, tente oferecer ajuda. Se o conflito tem surgido porque a pessoa está simplesmente sobrecarregada, ofereça treino e apoio, caso necessário, mas deixe claro que se a melhoria não se concretizar, o futuro dele será limitado.

Seja sempre justa e equilibrada, mas não tenha receio de envolver a política disciplinar da sua organização para impedir que problemas maiores aconteçam.

Rita Dominguez

diamante Rita Dominguez

Co-fundadora da revista feminina online Código Diamante


Seja a primeira a comentar o artigo :)

Leave a Reply


Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.