Fístulas dentárias em cães: como tratar?

Publicado em July 2, 2011 :: Autor: Paula Gouveia

Os problemas dentários não deixam ninguém imune, nem sequer o nosso amigo de quatro patas. As fístulas, causadas por alterações dentárias, costumam aparecer com relativa frequência nos cães. Neste campo, iremos falar designadamente da fístula infra-orbitária, que aparece pelo absesso do dente carniceiro (quarto molar superior ou primeiro molar inferior).

Os sintomas desta condição são aumento dilatado de volume abaixo do globo ocular, que pode ter infecção a segregar pequenas quantidades de sangue e pus. Pode ocorrer ainda a formação de úlcera e abscesso na ponta da raíz do dente afectado.

A fístula infra-orbitrária é causada principalmente por uma fractura leve no dente ou inflamação nas estruturas que sustentam o dente devido a acumulação de tártaro abaixo da gengiva ou de corpos estranhos. Raramente este problema é devido à formação de cáries dentárias.

O tratamento consiste geralmente na extracção do dente carniceiro e toma de antibióticos até a fissura fechar completamente. O abscesso e fístula associados a esta condição costumam sarar numa questão de semanas. Outros tratamentos envolvem o estabelecimento da drenagem da lesão externa e tratamento da raíz dentária, que permitem manter o dente afectado.

Cuide do seu cão com zelo e dedicação e tenha particular atenção na alimentação que lhe dá. Afinal, a saúde do seu companheiro de estimação depende de si!

Paula Gouveia

Paula Gouveia

diamante Paula Gouveia

Desde cedo nutre uma enorme paixão pela escrita e um profundo interesse por áreas tão diversificadas como ciência, história, filosofia, arte, cinema, música, literatura, etc. Colaborar no Código Diamante permite-lhe adquirir e partilhar conhecimentos numa plataforma abrangente dedicada a todas as mulheres modernas. É ainda uma forma de se sentir interligada a um mundo desafiador em permanente metamorfose.


Seja a primeira a comentar o artigo :)

Leave a Reply


Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.