Pernas Inchadas – “Falsa Gordura”

Publicado em September 12, 2011 :: Autor: Joana Rodrigues

Um estilo de vida agitado pode deixar as suas pernas cansadas, inchadas, doridas e desconfortavelmente pesadas, particularmente se passar longos períodos de pé ou sentada.

As causas normalmente são múltiplas e dependem de pessoa para pessoa. Factores como a hereditariedade, a alimentação, gravidez, alterações hormonais, problemas sanguíneos e/ou de circulação, demasiado tempo de pé, tabaco, stress e muitos outros factores, tudo ajuda a agravar a situação.

Como tudo na vida, a prevenção é fundamental e deveria ser feita atempadamente e adequada ao caso. Assim, há não só que tratar as consequências mas e sobretudo tratar as causas, mantendo uma prevenção regular, de forma a evitar o desenvolvimento do problema e até mesmo o surgimento de outras alterações associadas.

Hoje em dia existem muitas alternativas para a prevenção e para a melhoria destes problemas das pernas. E como na maior parte dos casos se encontram associados a alterações da microcirculação venosa das pernas, há que actuar a este nível de forma a melhorar assim a condição e as respectivas queixas. De entre as inúmeras técnicas e terapias pode-se referir a oligoterapia, a drenagem linfática manual, a utilização de collants de contenção degressiva e aplicação de produtos específicos que melhoram a circulação, libertação miofascial e a terapia sacrocraniana (ou Crânio Sacral).

Como manter as suas pernas fortes e saudáveis?

Com o intuito de melhorar a microcirculação venosa das pernas, pode recorrer-se à aplicação de produtos específicos (aconselha-se o gel refrescante Antistax), que irá revitalizar e relaxar as suas pernas, proporcionando uma deliciosa sensação de leveza e bem-estar.

Para um melhor resultado na aplicação destes produtos deverá:

  • Colocar as pernas numa posição elevada quando aplicar o produto;
  • Massajar o produto em movimentos rotativos, começando de baixo (tornozelos e pés) para cima.

Exercícios para pernas saudáveis

Os músculos das pernas actuam como uma espécie de bomba, ajudando a circulação do sangue a retomar ao coração. O exercício físico é a chave para uma boa manutenção da função muscular e contribui para a estimulação da circulação venosa. Assim, sugerimos 2 exercícios que poderá praticar facilmente sempre que desejar e onde quer que esteja.

Exercício 1

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Coloque-se na posição de pé com as pernas e pés paralelos. Coloque-os em bicos dos pés, levantando os calcanhares tanto quanto possível. Mantenha esta posição durante 5 segundos, e em seguida relaxe. Repita 10 vezes.

Exercício 2

Sente-se numa cadeira. Levante os pés e faça-os rodar primeiro numa direcção, e depois na outra. Repita 10 vezes.

Conselhos para preservar o bem-estar e a vitalidade das suas pernas

Algumas medidas podem ajudar a prevenir a sensação de pernas pesadas e cansadas, tensão e formigueiro, tais como:

  • Praticar uma actividade física regular: caminhada, natação, andar de bicicleta;
  • Utilizar roupa confortável e evitar vestir roupa apertada;
  • Repousar com as pernas ligeiramente elevadas;
  • Tonificar as pernas diariamente com um jacto de água fria (começando pelos tornozelos e subindo até às ancas), e em seguida massajar para activar a circulação venosa;
  • Evitar os saltos altos ou muito rasos;
  • Evitar cruzar as pernas;
  • Evitar as fontes de calor excessivo (piso aquecido, banhos muito quentes, sauna, exposição prolongada ao sol);
  • Evitar aumentos de peso.

Haja Saúde!

Joana Rodrigues

Terapeuta da Fala de profissão e, deste modo encontra-se envolvida diariamente em diversas problemáticas que o ser humano enfrenta. Como profissional de saúde que é, interessa-se por esta área de uma forma geral.
Escrever para o Código Diamante permite-lhe “dar asas” ao conhecimento pessoal, ao mesmo tempo informando o público diamante.
Haja Saúde!

Joana Rodrigues – who has written posts on Código Diamante.


Seja a primeira a comentar o artigo :)

Leave a Reply


Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.