Pernas Inchadas – “Falsa Gordura”

Publicado em September 12, 2011 :: Autor: Joana Rodrigues

Um estilo de vida agitado pode deixar as suas pernas cansadas, inchadas, doridas e desconfortavelmente pesadas, particularmente se passar longos períodos de pé ou sentada.

As causas normalmente são múltiplas e dependem de pessoa para pessoa. Factores como a hereditariedade, a alimentação, gravidez, alterações hormonais, problemas sanguíneos e/ou de circulação, demasiado tempo de pé, tabaco, stress e muitos outros factores, tudo ajuda a agravar a situação.

Como tudo na vida, a prevenção é fundamental e deveria ser feita atempadamente e adequada ao caso. Assim, há não só que tratar as consequências mas e sobretudo tratar as causas, mantendo uma prevenção regular, de forma a evitar o desenvolvimento do problema e até mesmo o surgimento de outras alterações associadas.

Hoje em dia existem muitas alternativas para a prevenção e para a melhoria destes problemas das pernas. E como na maior parte dos casos se encontram associados a alterações da microcirculação venosa das pernas, há que actuar a este nível de forma a melhorar assim a condição e as respectivas queixas. De entre as inúmeras técnicas e terapias pode-se referir a oligoterapia, a drenagem linfática manual, a utilização de collants de contenção degressiva e aplicação de produtos específicos que melhoram a circulação, libertação miofascial e a terapia sacrocraniana (ou Crânio Sacral).

Como manter as suas pernas fortes e saudáveis?

Com o intuito de melhorar a microcirculação venosa das pernas, pode recorrer-se à aplicação de produtos específicos (aconselha-se o gel refrescante Antistax), que irá revitalizar e relaxar as suas pernas, proporcionando uma deliciosa sensação de leveza e bem-estar.

Para um melhor resultado na aplicação destes produtos deverá:

  • Colocar as pernas numa posição elevada quando aplicar o produto;
  • Massajar o produto em movimentos rotativos, começando de baixo (tornozelos e pés) para cima.

Exercícios para pernas saudáveis

Os músculos das pernas actuam como uma espécie de bomba, ajudando a circulação do sangue a retomar ao coração. O exercício físico é a chave para uma boa manutenção da função muscular e contribui para a estimulação da circulação venosa. Assim, sugerimos 2 exercícios que poderá praticar facilmente sempre que desejar e onde quer que esteja.

Your ads will be inserted here by

Easy AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Exercício 1

Coloque-se na posição de pé com as pernas e pés paralelos. Coloque-os em bicos dos pés, levantando os calcanhares tanto quanto possível. Mantenha esta posição durante 5 segundos, e em seguida relaxe. Repita 10 vezes.

Exercício 2

Sente-se numa cadeira. Levante os pés e faça-os rodar primeiro numa direcção, e depois na outra. Repita 10 vezes.

Conselhos para preservar o bem-estar e a vitalidade das suas pernas

Algumas medidas podem ajudar a prevenir a sensação de pernas pesadas e cansadas, tensão e formigueiro, tais como:

  • Praticar uma actividade física regular: caminhada, natação, andar de bicicleta;
  • Utilizar roupa confortável e evitar vestir roupa apertada;
  • Repousar com as pernas ligeiramente elevadas;
  • Tonificar as pernas diariamente com um jacto de água fria (começando pelos tornozelos e subindo até às ancas), e em seguida massajar para activar a circulação venosa;
  • Evitar os saltos altos ou muito rasos;
  • Evitar cruzar as pernas;
  • Evitar as fontes de calor excessivo (piso aquecido, banhos muito quentes, sauna, exposição prolongada ao sol);
  • Evitar aumentos de peso.

Haja Saúde!

Joana Rodrigues

diamante Joana Rodrigues

Terapeuta da Fala de profissão e, deste modo encontra-se envolvida diariamente em diversas problemáticas que o ser humano enfrenta. Como profissional de saúde que é, interessa-se por esta área de uma forma geral. Escrever para o Código Diamante permite-lhe "dar asas" ao conhecimento pessoal, ao mesmo tempo informando o público diamante. Haja Saúde!


Seja a primeira a comentar o artigo :)

Leave a Reply


Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.