Tipos de fotografia

Publicado em May 1, 2012 :: Autor: Rita Dominguez

A fotografia é uma arte muito abrangente, não se limita apenas aos retratos das fotos tipo passe ou das footgrafias glamourosas de moda. Hoje vamos dar-vos a conhecer, ou relembrar-vos, de muitos tipos de fotografia que existem e que podem ser feitos. Por que não deixar de ser igual aos seus amigos e deixar a fotografia de paisagem para se dedicar a uma destas áreas?

Fotojornalismo - este é um tipo de jornalismo quase limitado aos profissionais, devido à sua especificidade. Não é fácil captar “grandes momentos” em fotojornalismo por amadores. Aqui, a integridade da imagem e do momento é fundamental e não pode haver alteração ou embelezamento da imagem.

Documentário fotográfico - acha que consegue contar uma história em imagens? Este tipo de fotografia diferencia-se do fotojornalismo no sentido em que o fotojornalismo documenta apenas uma cena ou momento particular enquanto o documentário conta uma história, qualquer tema é um bom tópico para o fotodocumentário. Novamente, neste tipo de fotografia não pode haver alteração ou embelezamento da imagem.

Fotografia de acção - este tipo de fotografia capta momentos em que profissionais estão em acção, exemplo disso é a fotografia de futebol, tão conhecida de todos, mas não só! Para além das fotografias de acção dedicadas ao desporto existem ainda fotografias de animais em acção ou de aviões a descolar. O mais importante para quem quer fazer este tipo de fotografia é saber antecipar as acções, para apanhar o movimento.

Macrofotografia - também conhecida simplesmente por “macro” por entre os amantes deste tipo de fotografia, é um estilo bastante diferente dos que foram falados anteriormente pois, para além do equipamento usado ser completamente diferente também e normalmente tem como foco insectos, flores ou texturas. O importante na macro são os detalhes!

Microfotografia – se temos a macro temos igualmente a micro. Esta é especializada em máquinas e microscópios, para capturar assuntos extremamente pequenos. Este tipo de fotografia é mais vocacionado para as áreas científicas como biologia, medicina, etc.

Fotografia de Glamour – não é pornografia! E agora que estamos esclarecidos podemos dizer que pode ser sexy ou erótica, mas não tem o foco na nudez ou nas poses, o ideal deste tipo de fotografia está nas curvas e sombras. Estas fotografias despertam interesse pelo “flirt” da modelo com a máquina e o mistério que transmite.

Fotografia aérea – mais um tipo de fotografia muito especializado e usado usualmente para registos topográficos ou para construções. Como o nome indica estas fotos são feitas a partir de cima, no ar, pelo que têm de ser usados aviões, ultraluzes paraquedas, balões ou controlos remotos. Resumindo, se está a começar, pode não se o tipo ideal, se os seus meios não são muitos.

Fotografia subaquática - a fotografia subaquática é feita pro mergulhadores ou praticantes de snorkeling. O equipamento para este tipo de fotografia pode não estar ao alcance de todos, e fazer fotografia fora de água é diferente de fazê-la debaixo de água!

Your ads will be inserted here by

Easy AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Fotografia de arte - o artístico pode abraçar uma grande variedade de assuntos, contudo, para ser considerado arte, terá de ser uma fotografia bastante especial. Pode fazer fotografias artísticas de natureza, retratos, etc.

Retrato – o retrato é o mais antigo tipo de fotografia. Este pode ter como assunto tanto pessoas, como animais, mas o essencial é que seja retratada alguma personalidade.

Fotografia de casamento - a mais conhecida de todas. Aqui pode usar retoques e edições, pois tudo vale para que as recordações daquele que é o melhor dia da vida do casal seja recordado como que saído de uma história de encantar.

Fotografia de publicidade – a imagem tem um papel imenso na publicidade! Este tipo de fotografia pose her toques de macro, glamour, etc. O objectivo aqui é despertar a curiosidade, desejo e interesse.

Fotografia de Viagem – a fotografia de viagem pode ser repartida em diversas categorias: publicidade, documentário ou de moment. Um fotógrafo de viagem pode ainda fotografar não só paisagens como também fazer retrato, mostrando a cultura e cara do local em questão.

Rita Dominguez

diamante Rita Dominguez

Co-fundadora da revista feminina online Código Diamante


O que estão a dizer sobre o artigo :)

  1. taynara June 19, 2012 at 6:59 pm

    Parabens conteudo maravilhoso, acrecentou muito em meu conhecimento!

    • Rita Dominguez June 20, 2012 at 10:57 am

      Olá Taynara!
      Obrigado pelo teu feedback! Ficamos muito felizes por saber que temos alguém desse lado que se interessa. É para vocês que existimos.
      Beijinhos brilhantes!

  2. sem nick July 11, 2012 at 11:57 am

    que legal :(

    • Rita Dominguez July 11, 2012 at 11:58 am

      Olá!
      Obrigado pelo teu feedback! Ainda bem que gostaste!
      Beijinhos brilhantes!

  3. Matheus Valins August 14, 2012 at 1:10 pm

    Muito prazer!!!
    Eu sou mais um apreciador de arte, e como tal fico feliz por saber que muitos assim como eu gostao tambem.
    Abraços, e continuem com essess tópicos legais!!!!

    • Rita Dominguez August 21, 2012 at 10:25 pm

      Olá Matheus! Muito obrigada pelo teu comentário tão simpático! Espero que nos continues a seguir por muito tempo!
      Beijinhos brilhantes!

  4. Pingback: Homepage

Leave a Reply


Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.