Dois gatos em casa

Publicado em June 9, 2012 :: Autor: Paula Gouveia

Os gatos são animais possessivos em relação ao território. Se dois gatinhos bebés são trazidos para casa ao mesmo tempo, costumam habituar-se um ao outro rapidamente. Contudo, algumas tensões podem surgir se trouxer um gatinho pequeno para junto de um gato adulto. Este pode ver o novo “residente” como uma ameaça, um invasor ao seu território e com quem terá de disputar a atenção do dono. Como tal, podem surgir alguns problemas inicialmente. O gato adulto, para mostrar o seu descontentamento pode mostrar-se agressivo e dissuadir quaisquer tentativas de aproximação, chegando mesmo a arranhar o gatinho bebé. Deverá ter muita paciência e sensatez para esta transição se possa fazer da forma mais suave possível, para que o gato que tem há mais tempo, não se sinta inquieto ou receoso.

Para fazer com novo animal da sua vida se dê bem com o seu gato há algumas dicas importantes a ter em conta.

Se trouxer o gatinho numa caixa, deve deixar o gato adulto cheirar a caixa e habituar-se ao cheiro do seu novo felino. Separe os dois animais nos primeiros dias. Quando estiverem juntos, não deixe que o gato adulto atemorize ou intimide o gatinho. A interacção dos gatos deve ser vigiada e não devem ser deixados sozinhos enquanto não estiverem convenientemente habituados um ao outro.

Não negligencie o seu gato adulto para cuidar do novo gatinho. Assegure-se de que continua a dar-lhe a atenção devida e a brincar com ele. Se não viver sozinha, uma boa opção é revezarem-se e passarem tempo individualmente com cada um dos felinos, para que estes se sintam acarinhados e tranquilizados.

Faça os dois animais conviverem por curtos períodos de tempo, sempre supervisionados por outra pessoa. Só estando fisicamente um ao lado um do outro é que podem começar a conhecer-se e a dar-se bem, sem ameaças ou eventuais ataques. O tempo de convivência deve aumentar gradualmente, sem qualquer tipo de pressão. Algumas gatas adultas têm o hábito de tomar os gatinhos no seu colo, como se os estivessem a embalar, um comportamento sem dúvida muito ternurento.

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Uma estratégia que pode funcionar é premiar o seu gato de cada vez que conviver com o novo gatinho de forma pacífica, com uma das suas comidas favoritas. Desta forma, o seu bichano vai começar a associar o seu novo companheiro com algo que lhe é agradável e começará a dar-se bem com ele mais facilmente. Por vezes, há dificuldades difíceis de superar que exigem a intervenção de um especialista no assunto para ajudar os animais a coabitar tranquilamente mas na maior parte das vezes, com algum tacto e dedicação é possível fazer dois gatos, um recém-nascido e outro mais velho, desfrutarem do tempo passado juntos e ficarem amigos.

Paula Gouveia

Paula Gouveia

Desde cedo nutre uma enorme paixão pela escrita e um profundo interesse por áreas tão diversificadas como ciência, história, filosofia, arte, cinema, música, literatura, etc. Colaborar no Código Diamante permite-lhe adquirir e partilhar conhecimentos numa plataforma abrangente dedicada a todas as mulheres modernas. É ainda uma forma de se sentir interligada a um mundo desafiador em permanente metamorfose.

Paula Gouveia – who has written posts on Código Diamante.


O que estão a dizer sobre o artigo :)

  1. kimberlly July 5, 2012 at 7:09 pm

    gostei de site,tenho uma filhinha chama manuelly e ela tem duas gatinhas chamada marie e a doçura á docura morreu e minha filha ficou doente .

    • Rita Dominguez July 6, 2012 at 9:33 am

      Olá Kimberlly!
      Que triste a tua história! :( Desejamos as melhoras para a tua filha e tudo de bom! Ela vai ficar bem, acredita!
      Beijinhos brilhantes para as duas!

  2. Paula Gouveia
    Paula Gouveia July 7, 2012 at 10:44 am

    Bom dia Kimberlly. Obrigada pelo teu comentário. É de facto muito duro perder animais a quem estamos muito afeiçoadas porque acabam por se tornar, de certa forma, parte da família. Muita força para a tua filhinha e continua a visitar-nos :) Felicidades!

  3. TANIA MARIA ARAUJO BRAGA December 1, 2012 at 2:11 pm

    Oi Paula. Gostaria em saber qual a raça destes 02 gatinhos (O BRANCO especificamente) que aparecem na foto no inicio desta matéria” DOIS GATOS EM CASA” publicada em 09/06/2012. Aguardo resposta o mais breve. obrigada.

Leave a Reply


Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.