Dois gatos em casa

Publicado em June 9, 2012 :: Autor: Paula Gouveia

Os gatos são animais possessivos em relação ao território. Se dois gatinhos bebés são trazidos para casa ao mesmo tempo, costumam habituar-se um ao outro rapidamente. Contudo, algumas tensões podem surgir se trouxer um gatinho pequeno para junto de um gato adulto. Este pode ver o novo “residente” como uma ameaça, um invasor ao seu território e com quem terá de disputar a atenção do dono. Como tal, podem surgir alguns problemas inicialmente. O gato adulto, para mostrar o seu descontentamento pode mostrar-se agressivo e dissuadir quaisquer tentativas de aproximação, chegando mesmo a arranhar o gatinho bebé. Deverá ter muita paciência e sensatez para esta transição se possa fazer da forma mais suave possível, para que o gato que tem há mais tempo, não se sinta inquieto ou receoso.

Para fazer com novo animal da sua vida se dê bem com o seu gato há algumas dicas importantes a ter em conta.

Se trouxer o gatinho numa caixa, deve deixar o gato adulto cheirar a caixa e habituar-se ao cheiro do seu novo felino. Separe os dois animais nos primeiros dias. Quando estiverem juntos, não deixe que o gato adulto atemorize ou intimide o gatinho. A interacção dos gatos deve ser vigiada e não devem ser deixados sozinhos enquanto não estiverem convenientemente habituados um ao outro.

Não negligencie o seu gato adulto para cuidar do novo gatinho. Assegure-se de que continua a dar-lhe a atenção devida e a brincar com ele. Se não viver sozinha, uma boa opção é revezarem-se e passarem tempo individualmente com cada um dos felinos, para que estes se sintam acarinhados e tranquilizados.

Faça os dois animais conviverem por curtos períodos de tempo, sempre supervisionados por outra pessoa. Só estando fisicamente um ao lado um do outro é que podem começar a conhecer-se e a dar-se bem, sem ameaças ou eventuais ataques. O tempo de convivência deve aumentar gradualmente, sem qualquer tipo de pressão. Algumas gatas adultas têm o hábito de tomar os gatinhos no seu colo, como se os estivessem a embalar, um comportamento sem dúvida muito ternurento.

Uma estratégia que pode funcionar é premiar o seu gato de cada vez que conviver com o novo gatinho de forma pacífica, com uma das suas comidas favoritas. Desta forma, o seu bichano vai começar a associar o seu novo companheiro com algo que lhe é agradável e começará a dar-se bem com ele mais facilmente. Por vezes, há dificuldades difíceis de superar que exigem a intervenção de um especialista no assunto para ajudar os animais a coabitar tranquilamente mas na maior parte das vezes, com algum tacto e dedicação é possível fazer dois gatos, um recém-nascido e outro mais velho, desfrutarem do tempo passado juntos e ficarem amigos.

Paula Gouveia

Paula Gouveia

diamante Paula Gouveia

Desde cedo nutre uma enorme paixão pela escrita e um profundo interesse por áreas tão diversificadas como ciência, história, filosofia, arte, cinema, música, literatura, etc. Colaborar no Código Diamante permite-lhe adquirir e partilhar conhecimentos numa plataforma abrangente dedicada a todas as mulheres modernas. É ainda uma forma de se sentir interligada a um mundo desafiador em permanente metamorfose.


O que estão a dizer sobre o artigo :)

  1. kimberlly July 5, 2012 at 7:09 pm

    gostei de site,tenho uma filhinha chama manuelly e ela tem duas gatinhas chamada marie e a doçura á docura morreu e minha filha ficou doente .

    • Rita Dominguez July 6, 2012 at 9:33 am

      Olá Kimberlly!
      Que triste a tua história! :( Desejamos as melhoras para a tua filha e tudo de bom! Ela vai ficar bem, acredita!
      Beijinhos brilhantes para as duas!

  2. Paula Gouveia
    Paula Gouveia July 7, 2012 at 10:44 am

    Bom dia Kimberlly. Obrigada pelo teu comentário. É de facto muito duro perder animais a quem estamos muito afeiçoadas porque acabam por se tornar, de certa forma, parte da família. Muita força para a tua filhinha e continua a visitar-nos :) Felicidades!

  3. TANIA MARIA ARAUJO BRAGA December 1, 2012 at 2:11 pm

    Oi Paula. Gostaria em saber qual a raça destes 02 gatinhos (O BRANCO especificamente) que aparecem na foto no inicio desta matéria” DOIS GATOS EM CASA” publicada em 09/06/2012. Aguardo resposta o mais breve. obrigada.

Leave a Reply


Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.