Lipomas em cães

Publicado em August 11, 2012 :: Autor: Paula Gouveia

O lipoma é um tumor subcutâneo de natureza benigna que se caracteriza por uma massa bem definida e delimitada, não dolorosa. Esta formação, não relacionada com infecções ou perda de pêlo pode aparecer em qualquer parte do corpo, sendo na zona do tronco e axilas. O linfoma, que pode ser individual ou múltiplo, cresce lentamente e tem uma consistência parecida com borracha.

Esta doença é muito comum em cães de meia-idade ou já idosos. As cadelas idosas e com peso a mais têm mais probabilidade de contrair lipomas. Raças como Labrador Retriever e Doberman Pinschers são consideradas mais afectadas.

Antes de se poder chegar a um diagnóstico deve-se compilar a história clínica do cão, apalpar cuidadosamente a massa em questão e verificar as suas características (localização, tamanho, textura e índice de crescimento). Após cumpridos estes passos deve efectuar-se uma biópsia que se realiza com uma agulha fina a aspirar uma amostra da massa. Posteriormente, esta última é observada ao microscópio, para verificar com precisão as células encontradas e dar início ao tratamento mais indicado.

Os lipomas podem também aparecer em gatos mas tende a ser uma situação muito pouco frequente. Se for confirmado a existência de lipoma terá de se seguir atentamente o desenvolvimento da massa, a velocidade com que aumenta de tamanho, se dificulta os movimentos do animal ou lhe causa dores. Deve-se medir a massa com regularidade, para que a evolução do quadro

clínico. Todos os anos devem efectuar-se novas biópsias de controlo, para detectar se ocorreram mudanças celulares significativas.

Your ads will be inserted here by

Easy AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Os lipomas não põem em risco a vida do animal nem costumam ser dolorosos. Em caso de grande desconforto ou dificuldades motoras pode-se optar pela remoção cirúrgica. No entanto, caso não surjam complicações que justifiquem uma operação, o tratamento baseia-se na monitorização da massa.

Existe um tipo de lipoma que requer mais preocupações, o lipoma infiltrativo. Este é um tumor difuso, localizado a nível da musculatura abdominal, tecido nervoso, miocárdio, ossos e articulações. O tratamento desta variante de lipoma é mais difícil visto que não é possível ser removido. Apesar disso, é um tumor de características benignas, que não provoca metástases e tem adipócitos (células que armazenam gordura) de natureza benigna.

No caso dos lipomas sem complicações associadas, é apenas preciso vigiar atentamente a massa visto que um cão com um lipoma tende a desenvolver, com o passar do tempo, novas formações. O prognóstico é bom na generalidade dos casos.

Paula Gouveia

diamante Paula Gouveia

Desde cedo nutre uma enorme paixão pela escrita e um profundo interesse por áreas tão diversificadas como ciência, história, filosofia, arte, cinema, música, literatura, etc. Colaborar no Código Diamante permite-lhe adquirir e partilhar conhecimentos numa plataforma abrangente dedicada a todas as mulheres modernas. É ainda uma forma de se sentir interligada a um mundo desafiador em permanente metamorfose.


O que estão a dizer sobre o artigo :)

  1. celso altaf November 6, 2012 at 10:47 am

    Senhores, bom dia.
    Tenho uma Golden Retriever , que há anos tem lipomas e diferentes partes do corpo , e em diferentes tamanhos. Já fiz 3 biópsias, e é sempre gordura , para meu alívio.Só que , semana passada , a tosei devido ao extremo calor , e os lipmas ficaram mais expostos e atritando em pisos e paredes. Deram uma avermelhada e irritaram um pouco , mas sem chegar a inflamar. O nosso Veterinário com base nas fotos que eu enviei, disse que era para eu passar um hidratante para a pele, pois ficou masi exposto e irritou. Pergunto-lhes : há algum outro tipo de produto que eu posso usar para reduzir a irritação até que os pelos cresçam novamente ?
    Desde já , agradeço.
    Celso
    PS : MUITO BOM O ARTIGO !

  2. Paula Gouveia
    Paula Gouveia November 6, 2012 at 7:48 pm

    Boa noite Celso. Fico contente que o artigo tenha sido do seu agrado. Eu uso Bepanthene Plus no meu cão e tive sempre óptimos resultados, pelo que é este o creme que recomendo. Obrigada pela visita e espero ter sido útil. Cumprimentos

Leave a Reply


Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.