A cicatriz da cesariana

Publicado em January 27, 2013 :: Autor: Paula Gouveia

Não existe um limite fixo para determinar o tempo que a cicatriz da cesariana demora a sarar. A cicatriz da cesariana é composta de pontos ou agrafos cirúrgicos usados para coser a pele depois do procedimento pelo que pode parecer inestética ou mesmo assustadora.

No entanto, com o decorrer dos meses o locar da incisão começa a ficar menos avermelhado e o tom de pele tem tendência a uniformizar. A cicatriz não irá desaparecer mas poderá ser bem ocultada com a roupa. É um símbolo de um momento muito importante na sua vida, em que trouxe um novo ser ao mundo. Não coce a cicatriz da cesariana mesmo que tenha muita vontade e opte antes por um banho morno e relaxante. Deverá dirigir-se ao médico se a cicatriz começar a sangrar, a ter mau odor, a abrir ou a evidenciar qualquer outra alteração. É sempre melhor prevenir do que ter uma infecção no local.

Não é só o exterior da cicatriz da cesariana que necessita de sarar mas também o útero, as camadas musculares, os vasos sanguíneos, gordura, tecido conjuntivo e cutâneo. Dê ao seu corpo o repouso necessário, cuide bem de si e a cicatriz irá decerto sarar da melhor forma possível.

Paula Gouveia

diamante Paula Gouveia

Desde cedo nutre uma enorme paixão pela escrita e um profundo interesse por áreas tão diversificadas como ciência, história, filosofia, arte, cinema, música, literatura, etc. Colaborar no Código Diamante permite-lhe adquirir e partilhar conhecimentos numa plataforma abrangente dedicada a todas as mulheres modernas. É ainda uma forma de se sentir interligada a um mundo desafiador em permanente metamorfose.


Seja a primeira a comentar o artigo :)

Leave a Reply


Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.